A Cia. 5 Cabeças surgiu em 2009 com Byron O'Neill, Carol Oliveira, Luísa Rosa, Mariana Câmara, Ronaldo Jannotti e Saulo Salomão a partir da cena curta “5 cabeças à espera de um trem”, criada originalmente para participar do X Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte. Uma proposta simples que ganhou a simpatia do público fazendo com que fosse a mais votada de todo o Festival.
A cena participou e foi premiada em importantes festivais pelo Brasil. Participou da V Mostra cena breve Curitiba em 2009, sendo também uma das cenas mais votadas pelo público e pelo júri, cumprindo temporada em Araucária (Paraná). Em 2010, participou da 4ª edição do VAC – Verão Arte Contemporânea – em Belo Horizonte. Foi apresentada como cena convidada, representante do Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, no 2° Festival Breves Cenas de Manaus, no estado do Amazonas, em março de 2010. Participou do 3º Festival Dulcina de Cenas Curtas, em Brasília, em julho de 2010, e levou o prêmio do júri de melhor cena do Festival. Integrou a Mostra de Movimentos Urbanos do FIT-BH 2010 (Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte) e participou do encerramento do Festival Estudantil de Teatro (FETO), em Belo Horizonte, como convidado. Com essa primeira experiência bem sucedida, foi natural que o grupo viesse a se formalizar como uma companhia de teatro.
Em outubro de 2010 iniciou o processo de criação do seu segundo espetáculo que durou cerca de um ano. “Cachorros Não Sabem Blefar” estreou em setembro de 2011 em Belo Horizonte. O espetáculo marcou a abertura da programação do Galpão 3 da Funarte - BH, através da Agentz Produções, que ganhou a concorrência de ocupação do espaço para o segundo semestre do ano. Cumpriu curta temporada de 4 (quatro) apresentações, de quinta a domingo, com casa lotada todos os dias (público de 90 pessoas/dia em média).
A segunda temporada está prevista para 2012 dentro da programação do VAC (Verão Arte Contemporânea). À convite da curadoria do Festival, evento que engloba diversas áreas artísticas e acontece em Belo Horizonte nos meses de janeiro e fevereiro, o espetáculo se apresentará durante quatro dias, no Teatro Oi Futuro Klauss Viana, do dia 9 ao dia 12 de fevereiro.
Em abril, o espetáculo viaja para Festival de Teatro de Curitiba, integrando a Mostra Mineira – cuja curadoria está sendo feita, a convite do Festival, pelo ator do Grupo Galpão, Chico Pelúcio. Serão três apresentações no Teatro Novelas Curitibanas, compondo a programação do Fringe.
Em 2011, além do processo de montagem e estréia do primeiro espetáculo longo, a Companhia participou do Programa Genial do Canal Brasil, apresentado pelo cineasta Gilberto Scarpa, no episódio de Rosane Svartman, trailer do filme “Ida”, que foi ao ar no mês de Agosto.
“Cachorros não sabem blefar” concorre prêmios em 5 categorias 9º PRÊMIO USIMINAS/SINPARC 2011: melhor iluminação (Marina Arthuzzi), atriz coadjuvante (Carol Oliveira), texto inédito(Byron O´Neill), direção( Byron O´Neill) e espetáculo (Cia. 5 Cabeças). Ganhou o prêmio de Melhor Texto Inédito Adulto pelo 9º PRÊMIO USIMINAS/SINPARC 2011, e ficou em segundo lugar em direção na modalidade teatro adulto.
Em 2012 a cena curta “Sinto muito: Acabaram-se os pães” foi apresentada no 13º Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, contando com a direção e dramaturgia de Byron O’Neill, concepção de cenário de Saulo Salomão, atuação de Carol Oliveira e Rafael Lucas Bacelar, como ator convidado, e a participação do músico Marcelo Veronez.
A cena foi eleita pelo júri do Festival e participou do 11º Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte.
Em 2013 voltamos em cartaz com “Cachorros não sabem blefar” no Teatro Alterosa em Belo Horizonte, temos também temporada marcada em Setembro de 2013 em São Paulo no CIT-Ecum/Centro Internacional de Teatro e pretendemos iniciar a pesquisa de um novo espetáculo teatral da Cia. 5 Cabeças para 2014.